terça-feira, 30 de julho de 2013

Casamenteiro, de onde surgiu essa idéia?

Muita gente nem sabe de onde surgiu a tal figura do casamenteiro, e acham que isso é invenção nossa, ou de alguém que queria lucrar unindo os solteiros que são tímidos demais. Na verdade, o casamenteiro representa uma bela ajuda para os tímidos, mas não foi por isso, e nem tampouco para lucrar (se bem que não seria má idéia hehe). O casamenteiro é uma instituição bíblica, originada em nosso patriarca Abraão. A história toda está relatada em Gênesis 25, mas vamos resumir aqui.
 
Abraão, o patriarca de Israel, tinha uma boa esposa, e já na velhice, D-us os abençoou com um filho, chamado Isaque. Passou-se o tempo, Isaque cresceu e eram uma família feliz, até que Sarah, sua mãe faleceu. Isaque ficou muito triste com isso, mas apesar de tudo, seguiu sua vida.
Abraão vendo que seu filho precisava de uma mulher, mandou seu servo, chamado Eliezer, em busca de uma esposa para Isaque. O pobre servo ficou preocupado, cheio de dúvidas na cabeça: “como eu posso escolher? como saber quem será a moça ideal? e se eu escolher e ele não gostar? E se ela não quiser me acompanhar? E se...” Então Eliezer teve a brilhante idéia de consultar ao Eterno, e em oração dizia: “Ó Senhor, seja bondoso com meu patrão, permita-me encontrar a moça ideal para Isaque. Eu vou ficar aqui, junto à fonte, e o Senhor há de me conceder que venha ao meu encontro uma moça generosa, trabalhadora, e ela vai me servir água e também aos meus camelos. Aquela que fizer isso, então eu vou saber que é a preparada por Ti para ser a esposa de Isaque.”
 
Foi dito e feito; ele acabou de orar e já apareceu a tal moça, Rebeca, que além de trabalhadora, generosa, era muito bonita. E para encurtar a história, Eliezer levou Rebeca até Isaque e este se casou com ela, e a bíblia diz: “Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe, Sarah, e tomou Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte da sua mãe.” (Gn 24:67)
 
Essa história tem uma centena de pequenas grandes lições, que ao longo do tempo vamos abordar aqui, mas o que fica incialmente como lição é de que o casamenteiro precisa confiar em Deus, e o jovem, confiar no casamenteiro. Tudo vai dar certo, e o jovem será consolado e a amará.
 
Deus conhece o mais profundo do coração do homem, Ele sabe quem é a pessoa ideal, e não precisamos ficar preocupados, devemos confiar. No tempo certo, tudo acontecerá!
Já dizia minha vovózinha: “O apressado come cru!” Não tenha pressa, procure o casamenteiro e não espere que no dia seguinte as coisas se resolvam e você imediatamente serás feliz...
 
Não dê ouvidos aos que ficam fuxicando, falando que você tem que casar logo, que tem fulano ou fulana disponível e que você deve aproveitar a oportunidade pra não ficar pra trás. Isso geralmente acaba mal! Ser casamenteiro não é fácil, não é simplesmente sair unindo pessoas. Lembre-se de Eliezer, o damasceno, prudente servo de Abraão. Ele quem consultou ao Eterno, ele quem sabia as características que a futura esposa de Isaque precisava ter, ele quem foi até à casa da família de Rebeca, ele quem intermediou tudo. Nada acontecer por acaso.
 
No próximo post, falaremos mais sobre Eliezer, Isaque e Rebeca, mas por enquanto, tenha paciência, pois como eu disse, essa história nos trará muitas boas lições. E acredite, através do casamenteiro, fazendo a coisa certa, tudo vai se encaminhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário