quarta-feira, 31 de julho de 2013

O casamenteiro e a donzela escolhida.


Ainda dentro do texto de Gn 24, quando Abraão manda seu servo Eliezer em busca de uma esposa para Isaque, vamos agora abordar um pouco sobre a escolhida. Embora esse seja o caso e a necessidade específica, mulheres com as mesmas características de Rebeca continuam sendo as mais procuradas até hoje.
 
Gn 24: 3,4 - “(Abraão disse) jure por Deus, que não tomarás para meu filho mulher dentre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito, mas irás à minha terra e à minha parentela e daí tomarás mulher para meu filho Isaque”
 
Sempre que vou conversar com algum jovem, e procuro conhecê-lo (ou conhecê-la) perguntou sobre várias coisas, mas essencialmente: “Quais são as coisas de que você não abre mão de jeito nenhum?” Isso ajuda a discernir que tipo de pessoa o jovem é e o que realmente é importante para ele ou ela.
 
Abraão não disse muitas coisas a Eliezer (como já disse em post anterior, o casamenteiro conhecia bem a família, pois trabalhava para Abraão havia mais de 50 anos, com certeza) mas deu uma ordem: "não quero nenhuma mulher dessas, mas vá no meio dos meus parentes."
 
Futuramente vamos abordar muitos outros aspectos relacionados com essa simples ordem de Abraão, mas de forma simplificada, NÃO SE CASE COM PESSOAS QUE NÃO SEJA PARTE DO SEU POVO.
 
Não é tão difícil assim, há mandamentos na Torah acerca disso, que um israelita só deva se casar com uma israelita. Um casamento já é complicado o suficiente por si só, e não precisamos de um lar dividido, onde um siga a Torah e outro não, onde um coma casher e outro coma qualquer coisa, onde um guarde o shabat e o outro guarde o domingo, a sexta-feira ou não respeite dia nenhum. Acredite, você não vai querer um lar dividido!
 
Alguém pode dizer: "ah! mas eu tenho um amigo, irmão, primo,... que se casou com uma católica e eles vivem bem" Isso não é desculpa! Para cada casamento entre duas pessoas de religiões diferentes que aparentemente dá certo, eu posso te mostrar mais de cem que dão errado. (Falaremos sobre isso posteriormente)
 
Com a ordem do patrão, lá se foi Eliezer em busca da donzela. Eliezer não escolheu a esmo. Ele orou ao Eterno, e um casamenteiro precisa buscar a direção de D-us para seu propósito. Isso é fundamental, deixar que Ele dirija seus passos. Mas e o jovem? Também, da mesma forma, deve buscar ao Eterno, pedindo que Ele direcione sua vida no rumo da pessoa certa. É um erro quando o jovem já previamente direciona e tenta convencer o casamenteiro (ou a D-us) de que a fulana é a pessoa certa para ele. Deixe D-us agir e o casamenteiro trabalhar!
 
Uma vez tendo chegado na terra da parentela de Abraão, como saber quem seria a moça certa? O que buscar? Eliezer fala com D-us: “Estou aqui, na beira da fonte, dá-me um bom encontro Senhor, seja bondoso com meu senhor Abraão, e que a moça a quem eu disser, dá-me de beber, e ela disser: bebe, e também a teus camelos darei água, essa será a moça que designaste para Isaque.” (Gn 24:12-14)
 
O que esses versos significam? Vamos por partes:
- Estou aqui, na beira da fonte, dá-me um bom encontro... Com isso Eliezer permitia que D-us o dirigisse. Seria D-us quem iria mostrar aquela que seria a futura esposa de Isaque. Eliezer foi na FONTE. D-us tem que ser nossa fonte sempre.
- Seja bondoso com meu senhor Abraão... Eliezer não tinha interesses pessoais, ele queria o bem do seu senhor. Quando um casamenteiro atua, é vital que não busque interesses pessoais, e o jovem deve crer nisso, acreditar que o casamenteiro irá buscar o que for melhor para si (jovem).
- A moça a quem eu disser, dá-me de beber... Aqui o damasceno demonstra que iria trabalhar (sabe-se lá para quantas moças ele teria que pedir água dali pra frente) e de acordo com a resposta dela, ele saberia que D-us o teria guiado. D-us não vai te dizer: "ei, rapaz, essa é a moça ideal" mas Ele vai te dar os sinais que indicarão quem deve ser.
- Beba, e também darei de beber aos teus camelos.... perceba que Eliezer iria pedir à moça que ela desse água só para ele. A moça deveria ir além da expectativa, não fazer apenas o que ele pedisse. Voluntariamente a jovem donzela deveria estar disposta a servir também aos camelos.
 
Que lindo o relato, que imediatamente após Eliezer orar, apareceu uma donzela, Rivka, bem na sua frente, mas ele não se empolgou de cara não, e foi falar com ela pra ver se se cumpria o que ele acabara de falar com D-us. Pediu-lhe água, e então veio a resposta esperada: "bebe, e também darei aos seus camelos" Era essa? Talvez! Agora só falta uma coisa, cumprir a ordem do patriarca.  Então o shadchan pergunta: "De quem você é filha?" e ela responde: "sou filha de Betuel, filho de Milca, o qual ela deu a Naor."
 
Pronto, ele finalmente pôde se inclinar, e adorar ao Eterno. (Gn 24:26)
 
É assim que deve funcionar, ela nem sequer sabia o que estava acontecendo, ela simplesmente foi generosa com um viajante. Rebeca não sabia que aquele seu simples gesto iria mudar sua vida para sempre. Iria se casar!
 
Omiti propositalmente uma característica da jovem donzela. Ela era muito bonita! (Gn 24:16) Omiti porque isso não é o fundamental. O que importava era ela ser do povo, e ser generosa, perceber a necessidade do homem... (ao dar água para os camelos) Rebeca foi além do que lhe foi pedido, foi boa, depois ainda lhe ofereceu um lugar para passar a noite e descansar... isso faz toda a diferença. A beleza passa, mas uma boa esposa fica!
 
Confie que tudo vai dar certo, se você orar, se o casamenteiro trabalhar em parceria com o Eterno, e se aceitarmos que Ele nos direcione para o bem, porque como diz Provérbios 18:22 "O que acha uma esposa, acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário