quarta-feira, 31 de julho de 2013

O casamenteiro e a necessária relação de confiança


Como é difícil falarmos de nós mesmos não é? Agora imagine permitir que outra pessoa participe de uma das escolhas mais importantes de nossa vida, se intrometendo e dizendo com quem iremos nos casar! Seria difícil hein? Mas acredite, um bom casamenteiro é aquele com quem você estabelecer uma relação de confiança, maturidade e liberdade. Vejamos o caso do casamenteiro bíblico.
 
Gn 24:2 “disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa para que eu te faça jurar pelo Senhor...”
 
O que levou Abraão a escolher Eliezer como casamenteiro de seu filho Isaque? CONFIANÇA! Conhecimento!
 
Eliezer era o servo mais velho de Abraão, e não quer dizer propriamente velho de idade, mas o mais antigo. O patriarca confiava em Eliezer, a tal ponto que ele era o servo que governava sobre tudo o que Abraão possuía.
 
Quando Isaque nasceu, Eliezer já estava lá, trabalhando para seu pai, a tal ponto que Abraão (antes de ser pai) disse ao Eterno: “ando sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliezer.” (Gn 15:2) O que isso significa?
 
Eliezer era praticamente parte da família para Abraão, e depois que nasceu Isaque, eles conviveram juntos por quarenta anos. Tempo suficiente para que Eliezer conhecesse tudo sobre Isaque, seus anseios, sua personalidade, suas preferências, cor favorita, tipo de comida, etc... e isso foi fundamental.
 
Se você quer se casar, e já tem a pretendente (ou o pretendente) não procure o shadchan só para cumprir com as regras da Kehilah. Deixe que o casamenteiro te ajude, te conheça e também a pessoa que no futuro será seu cônjuge. Permita que o casamenteiro faça seu trabalho, que ele possa aconselhar, observar e quem sabe dizer: "não vai dar certo."
 
Jovens que fazem coisas escondidas, que omitem informações a seu casamenteiro, com medo de que ele "se intrometa" agem mal, e o casamenteiro não cumprirá seu objetivo.
 
Quanto maior for a relação de confiança, mais fácil se tornará o período pré-matrimonial, melhor será o desempenho do shadchan e como consequência, melhor será o casamento.
 
Foi o conhecimento que Eliezer tinha tanto de Abraão, quanto de Isaque, que o fez ir em busca da pessoa certa. Quanto a Torah afirma: "Isaque a amou!" (Gn 24:67) foi porque Eliezer tinha encontrado a esposa ideal para seu senhor. De certa maneira, o casamenteiro é um servo, e o jovem é o seu senhor. Eu tenho que acertar, não posso escolher a pessoa errada para meu senhor, foi o que pensou Eliezer. 
 
As vezes me ponho a pensar sobre aqueles que, com irresponsabilidade, ficam indicando pessoas para casar com fulano, cicrano, ou beltrano... sem levar em conta as individualidades de cada pessoa. Eu prefiro não casar ninguém do que casar e depois de alguns meses ambos baterem na minha porta reclamando do cônjuge!
 
Existe sim a pessoa certa para cada um, como dizem: "cada panela tem sua tampa" mas quando colocamos qualquer tampa em qualquer panela, percebemos facilmente que elas não se encaixam.
 
Se você é solteiro, não vá na onda de qualquer um, de indicações sem fundamentos, porque quem vai ter um mau casamento depois será você. Acredite, é preferível ficar solteiro que ter um casamento infeliz. Não vá confiar seu futuro nas mãos de pessoas erradas. Casamento não é como uma televisão, carro ou bicicleta, que se você não gostar, vai lá e se desfaz, depois compra outro. Casamento traz consequências para a vida toda.
 
Por mais boa intenção que possa ter seu amigo, irmão ou até mesmo aquela pessoa que "conhece" todo mundo e palpita pra tudo que é lado, assim como em todas as áreas, precisamos de pessoas de confiança. Para decisões menores, como num caso de dor de cabeça, podemos aceitar qualquer "remedinho", mas para uma decisão maior, você certamente procurará um médico especializado. Porque então no casamento, vamos acreditar no conselho de qualquer pessoa? Seja como Abraão, que escolheu seu melhor servo, que conhecia bem as necessidades de Isaque, para dar aquela que seria a companheira do seu filho por todos os dias da vida.
 
Estabeleça uma relação de confiança com seu casamenteiro. Permita a ele te conhecer porque aí sim, você terá um bom casamento.

2 comentários:

  1. E como encontrar alguém em quem Eu possa confiar e ainda permitir que conheça a outra parte, com um grau de confiança no qual se manterá como servo fiel e sem desvios? Sem impurezas física e mental, cobiça, má intenção, negligência,...?
    Não aprecio revelar certas características bem pessoais. Ao Eterno, sim, converso, confio. E estou aprendendo a confiar a cada dia mais!

    Por isto escrevo, Pai, ajuda-me a encontrar a minha POMBA. Se for da tua vontade, através de um casamenteiro, assim seja! Pelos méritos de Yeshuah HaMashiach, na ação do Ruach HaCodesh, Amém!

    VRS em 31jul13

    ResponderExcluir
  2. Entao amigo, um casamenteiro precisa ser alguém de confiança e a pessoa não deve "ter segredos" mas a relação não é tão constrangedora assim. Um casamenteiro precisa saber de muitas coisas, mas nao "obriga" a pessoa a falar de assuntos que lhe sao muito pessoais. Em geral, sao conversas, bate-papo onde o casamenteiro conhece a personalidade, caracteristicas, preferências, que ajudam a direcionar para a pessoa ideal. E, mesmo que o casamenteiro encontre uma pessoa, ele não vai te obrigar a se casar com ela.

    ResponderExcluir