quinta-feira, 1 de agosto de 2013

E se ela não quiser?


Ainda falando sobre o primeiro casamenteiro bíblico, o damasceno Eliezer, que saiu a buscar uma esposa para Isaque, chegamos a um outro impasse (que por vezes é motivo de desconfiança e engano por parte dos jovens): Eu devo me casar com quem o casamenteiro escolher?
 
Vamos esclarecer de acordo com o texto bíblico, mas como já vimos anteriormente, o shadchan (casamenteiro) não sai indicando qualquer pessoa, apenas para que fulano se case. Seu trabalho é muito mais complexo, e ainda que cada um tenha seus diferentes métodos, algumas coisas são comuns, por exemplo, o fato de que o casamenteiro procura conhecer antes a pessoa, suas características, seus anseios, suas virtudes e defeitos, mesmo que de forma superficial. Uma vez passada a fase superficial, e verificada a possibilidade real, começam as conversas um pouco mais profundas, buscando uma confirmação, e aí sim, o novo casal estará mais preparado para assumir um compromisso de casamento com mais segurança.
 
Voltando ao tema, vejamos o que diz a Torah:
Gn 24:5 - “Disse-lhe o servo (shadchan): Porventura, não quererá seguir-me a mulher a esta terra...” e aí veio a resposta de Abraão.
Gn 24:8 - “Se a mulher, porém, não quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento.”
 
Depois de ter ido à terra dos parentes de Abraão, haver encontrado Rebeca, seu trabalho não estava finalizado. Eliezer, o casamenteiro, foi apresentado à família, e prontamente recebido por Labão, o irmão de Rebeca, que ficou boquiaberto ao ver as pulseiras e presentes que Rebeca já havia recebido do casamenteiro.
 
Observe que o casamenteiro tem seus objetivos, não fica se distraindo com coisas alheias a seu objetivo. Quando puseram à mesa coisas para ele comer, Eliezer disse: "Não comerei, até que tenha dito as minhas palavras.” (Gn 24:33)
Esse é um bom exemplo, que serve em todas as situaões da vida. Há tempo para bate-papo, distrações, mas há coisas mais importantes, e primordialmente devemos buscar cumprir nossos objetivos.
 
Depois de contar tudo que ocorrera, o shadchan lhes dá as opções: Sim ou não!
Gn 24: 49-51 - “Agora, pois, se vós haveis de mostrar beneficência e verdade a meu senhor, fazei-me saber; e, se não, também me fazei saber,... então, responderam Labão e Betuel e disseram: Do Senhor procedeu este negócio; não podemos falar-te mal ou bem. Eis que Rebeca está diante da tua face, toma-a e vai-te; seja a mulher do filho do teu senhor, como tem dito o Senhor.”
 
Agora que já vimos que a família da moça consentiu no casamento entre Rebeca e Isaque,  vamos voltar um pouco e observar que há nessa história toda detalhes importantíssimos e que não devem ser ignorados.
 
Rebeca estava sozinha quando o casamenteiro lhe apareceu, e como vimos, ela havia sido generosa com ele, mas a seguir, perceba o que diz a Torah:
Gn 24:28 - “E a donzela correu e fez saber estas coisas na casa de sua mãe.”
 
As atitudes de uma jovem fala muito de quem ela é; Rebeca não tinha o que esconder, não iria namorar escondido, não iria afrontar sua família.
Jovens que falam coisas como: "se eu pedir meus pais não irão deixar mesmo, então faço escondido;" ou "eu sei me virar sozinha, não vou aprontar nada de errado, e tenho o direito de escolher meus caminhos sozinha"  demonstram uma atitude de insubmissão, e certamente seguirão com esse costume no casamento, e mais tarde se verão dizendo: "" não vou falar sobre isso com meu marido, sei que ele não vai concordar."
 
Mas voltando ao assunto do direito de escolha; uma vez tendo a familia dela consentido no casamento, ela também teria sua oportunidade de dizer sim ou não, embora já tivesse ficado evidente que ela aceitaria se casar, uma vez que já havia aceitado os presentes.
 
Gn 24:57,58 - “Chamemos a donzela e perguntemo-lho. E chamaram Rebeca e disseram-lhe: Irás tu com este varão? Ela respondeu: Irei.”
 
Portanto jovem, não se acanhe em procurar o casamenteiro e esperar que ele lhe indique a pessoa ideal para se casar contigo. Embora o shadchan tenha buscado e acredite que encontrou a pessoa que te fará mais feliz, você poderá dizer que não quer essa pessoa.
Por muitas razões um jovem pode não querer, entretanto, deve ter em mente que não é a aparência o fundamental... Quando um shadchan indica alguém e o (a) jovem logo de cara diz não, fica evidente que julgou apenas pela aparência exterior, o que não é bom, nem correto. Ainda assim, você tem o direito de dizer não.
 
Para concluir este post, em que abordamos o consentimento da familia e o da pessoa, vemos que está escrito: “E abençoaram Rebeca e disseram: Ó nossa irmã, sejas tu em milhares de milhares, e que a tua semente possua a porta dos teus aborrecedores.” (Gn 24:60) Não há nada melhor para um jovem do que sair da casa dos pais para se casar, mas levando consigo a bênção da familia. Rebeca teve isso! Ela escolheu isso, ao falar com seus familiares!
 
Então, sem medo, confie no casamenteiro, e permita que o Eterno lhe traga um bom casamento. Se quiser falar comigo, ou sugerir qualquer tema para ser abordado aqui, clique abaixo, em "comment" ou mande-me um e-mail felp_junqueira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário