terça-feira, 13 de agosto de 2013

Com quem não casar!

 
Se a escolha da pessoa com quem vamos nos casar é difícil, que tal começar por eliminar aquelas pessoas com quem absolutamente NÃO vamos nos casar? Isso já ajuda a acabar com algumas dúvidas na cabeça.
 
Já anteriormente postei aqui que, quando Abraão mandou o seu servo buscar uma esposa para Isaque, ele só estabeu uma condição: Não seja das mulheres de onde eles viviam, mas que fosse buscar entre "seus parentes". Aqui se estabelece um princípio importante. As pessoas podem conviver com diferentes culturas na mesma cidade, mas não dá pra viverem em perfeita harmonia dentro do mesmo lar.
 
Hoje o ecumenismo está em alta, a tolerância religiosa, o respeito às demais religiões, etc... e tudo isso é muito bonito, a aceitação de que nem todo mundo vai crer no mesmo D-us, seguir os mesmos princípios, mas isso é absolutamente diferente de “união”.
 
Se você der uma leve olhada na foto acima não vai perceber nada de “estranho” mas se atentar um pouco vai começar a ficar confuso. Que tipo de casamento é esse?
- Ah! é judaico, o noivo está de kipah, estão debaixo de uma chupah. Será?
- É catolico, com certeza, pois o local da cerimônia é uma igreja cheia de cruzes, e o oficiante parece ser um padre.
Se é judaico, porque um padre? Se é católico, será que o rapaz fez primeira comunhão? E porque num casamento católico, os convidados usariam kipah?
 
Isso é o que acontece quando o casamento (não apenas a cerimônia) ocorre entre pessoas de culturas, religiões tão diferentes. E porque casaram? Porque se apaixonaram! E paixão é diferente de amor, e essas diferenças só começarão a se revelar quando surgirem os primeiros conflitos de interesse. Mas quais seriam estes conflitos?
 
Bom, já começa por:
- Onde nos casaremos? numa sinagoga ou numa igreja? Ah, isso é fácil, nem num e nem noutro, vamos nos casar num restaurante!
- Que tipo de cerimônia? Judaica ou cristã? Bom, que tal ecumênica?
Isso tudo é simples, até casar, até virem os filhos...
- Nosso filho vai ser batizado ou vai fazer circuncisão? Primeira comunhão ou Bar Mitsvah? Nossa filha vai aprender a acender as velas de shabat, ou vai na missa do domingo pela manhã? Ou no culto?
- Quando a familia de um dos cônjuges for visitar, será comida kosher, ou faremos um leitão assado? Enfim, são inumeras as dúvidas, os problemas... mas o que a Torah, ou a bíblia dizem?
 
 
Dt 7: 2-4: “não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos;pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria.”
 
Essa foi uma ordem do Eterno aos filhos de Israel, assim que eles se aproximavam das cidades de outros povos. Mas aí alguém dirá: "nossos filhos aprenderão o caminho da tolerância, da liberdade e do respeito." Será mesmo?
Vale a pena desobedecer a um mandamento do Eterno, em nome da "Tolerância"? Vamos ver exemplos bíblicos...
 
Josué dizia: “se de alguma maneira vos apartardes (do Eterno) e vos achegardes ao resto das nações, e com elas vos aparentardes, e vós a elas entrardes, e elas a vós, sabei, certamente, que o Senhor, vosso Deus, não continuará mais a expelir estas nações de diante de vós, mas vos serão por laço, e rede, e açoites às vossas costas, e espinhos aos vossos olhos, até que pereçais...” (Js 23:12,13)
 
O Eterno, Moisés, Josué diziam que isso seria perigoso, seria um laço, para te fazer afastar de Deus, e você ainda acha que não precisa seguir um conselho deles? Acha que você é sábio e vai conduzir seu casamento de modo a não se afastar do Eterno? Então vamos ao mais sábio de todos os homens...
 
1 Rs 11:1-9 - “E o rei Salomão amou muitas mulheres estranhas, e isso além da filha de Faraó, moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias... a estas se uniu Salomão com amor... e suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses, e seu coração já não era perfeito para com o Senhor, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai... Assim fez Salomão o que era mau perante os olhos do Senhor e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai. E edificou Salomão um alto a Quemos, a abominação dos moabitas, SOBRE O MONTE QUE ESTÁ DIANTE DE JERUSALÉM, e a Moloque, abominação dos filhos de Amon. E assim fez para com TODAS as suas mulheres ESTRANGEIRAS, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.”
 
Ah, mas o erro de Salomão foi porque ele tinha muitas mulheres... se fosse uma só não teria problemas. Errado! Lembre-se de Sansão e Dalila, já ouviu a história deles? A mulher tem o poder de manipular o coração do marido para a agradar. Mas vamos ver outro exemplo, de homens do povo.
 
Veja o que fez Neemias aos homens de Israel, que durante o cativeiro se misturaram com mulheres de outros povos. E veja a consequência sobre os filhos:
Ne 13:23-27 - “Vi também, naqueles dias, judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas. E seus filhos falavam meio asdodita e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo. E contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos. Porventura, não pecou nisso Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E, contudo, as mulheres estranhas o fizeram pecar. E dar-vos-íamos nós ouvidos, para fazermos todo este grande mal, prevaricando contra o nosso Deus, casando com mulheres estranhas?”
 
Não é porque nos achamos melhores, é porque D-us não permite. Não é porque não tem pessoas na kehilah pra se casar contigo. Tem sim! É preciso encontrar a pessoa certa.
Não é porque você vai "saber" conduzir o lar, é porque seus filhos não saberão "que língua falar"
 
 
Mesmo que você não saiba com que vai se casar, por ora, o importante é saber COM QUEM NÃO SE CASAR! Acredite, a pessoa certa vai surgir, no momento certo, colocado por D-us. Não se precipite, isso pode causar um grande arrependimento no futuro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário