sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Rebeca e a tenda da sogra


Quando se casaram, a bíblia diz que Isaque entrou com Rebeca na tenda de Sarah, sua amada mãe, que havia falecido. E o texto bíblico diz: “Assim, Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.” Que significado e lições podemos extrair disso?
 
Bom, em primeiro lugar, as próprias mulheres percebem que o homem possui uma certa dependência da mãe, e é assim desde que nasce. À medida que crescem, quando se machucam ou ficam doentes, os meninos correm pra mãe que acaba sarando as feridas, é a mãe quem dá o remédio na hora certa, é ela quem nos alimenta, quem cuida das roupas, etc... basta ver que, quando um garoto procura por uma camisa por exemplo, ele grita: “mãe, cadê minha camisa de tal cor?” E lá vem ela com a tal camisa... Isso se repete até a idade adulta. Mãe sempre acha tudo, faz tudo que o filho gosta, enfim, é a heroína do rapaz! Imagina quando esse "cordão umbilical" é cortado definitivamente! É um desespero só! Isso acontece quando a mãe morre ou... quando o rapaz se casa!
 
Rebeca foi uma mulher prudente e sábia. Ela poderia bem ter questionado: “tanta tenda pra gente ficar e você escolhe justo a da sua mãe?” Lembre-se que Isaque era rico!
 
Mais tarde, a tenda da mãe (ou outra tenda qualquer) acabou se transformando na tenda de Isaque e Rebeca. O que a jovem precisa entender é que ela PRECISA ter um bom relacionamento com a sua futura sogra; e não é só até casar não! Pelo bem de seu esposo, a jovem precisa se esforçar por ser uma boa nora, afinal, ela "roubou" o queridinho da mamãe.
 
Quando a jovem é prudente, ela saberá tirar proveito de seu bom relacionamento com a sogra. Quer exemplos? É com a sogra que ela vai aprender que tipo de comida o seu futuro marido aprecia; como ele gosta das roupas, as manias dele, etc... e a jovem que se acha segura demais, quer logo é que ele se distancie de sua mãe; faz questão de mostrar que em tudo ela é diferente da sogra. Nisso ela faz errado!
 
O homem eventualmente tenta dar dicas para a esposa, mas isso acaba se tornando prejudicial, por conta da reação da esposa. Quando ele diz: “querida, você pode fazer meu prato e trazer pra mim?” A mulher logo responde: "Tá pensando que eu sou tua mãe?" Quando ele diz: “minha mãe cuidava das minhas roupas de tal forma...” ele logo escuta: “pois é, ela fazia assim, mas eu faço de tal maneira; agora você é MEU marido, e vai ter que se acostumar com o meu jeito de fazer tudo.” ERRADO!
 
É comum escutarmos as mulheres dizerem algo como: “homem nunca cresce, nunca amadurece, é sempre um meninão.” E em parte é verdade, homens, como meninos, precisam de alguém que cuide deles. De preferência, como a mãe deles cuidava!
 
Meninas espertas se aproximam das sogras, aprendem humildemente como fazer para agradar o marido. O tipo de tempero, a quantidade de sal, como ele gosta das roupas. A sua sogra é a melhor fonte de informações, ela tem o "manual de instruções completo" de como agradar seu futuro marido. Use isso a seu favor!
 
Nunca fale mal da sogra, isso é pior do que falar mal do time que ele torce!
 
Quere um bom exemplo de relação entre nora e sogra? Rute, a moabita, que se casou com o filho de Noemi. Elas ficaram amigas, uma respeitava a outra. A tal ponto que, na infelicidade de ter perdido o marido, Rute ficou com sua sogra, cuidou dela na velhice, enquanto a outra nora, chamada Orfa, logo se despediu da sogra e nunca mais a viu.
 
Mesmo na amargura de Noemi, quando ela dizia: “Não me chamem mais de Noemi, mas de Mara, porque estou com grande amargura, e o Todo-Poderoso me tem afligido. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar...” (Rt 1:20-21) Rute não a abandonou.
Quando sua sogra lamentar, sentindo a falta do filho que se casou e foi embora, entenda, aceite... quem sabe um dia será a sua vez? Imagine-se você, criando um filho com todo o carinho e de repente ele vai embora, com uma moça qualquer. Isso causa um vazio no coração da mãe. Entenda!
 
Rute cuidou da sogra, a alimentou, seguia seus conselhos, mesmo que a sogra já não tinha mais nada a lhe oferecer. Depois, Rute foi abençoada com um novo casamento, com um parente de Noemi, chamado Boaz.
 
Com o passar do tempo, ela ficou grávida, e quando o filho nasceu, veja o que a bíblia diz: “Noemi pegou o filho (de Rute) e o pôs no colo, e foi sua ama. E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E chamaram o seu nome Obede.” (Rt 4:16,17)  Quantas mulheres seriam como Rute? Permitir que a sogra cuidasse do bebê, que dissessem que o filho era de Noemi? Que vizinhos escolhessem o nome do filho?  A maioria algo assim: “olha, o filho é meu, não de Noemi, e eu que escolho o nome...” Mas não, ela foi generosa, amou a sogra, permitiu que a sogra desfrutasse do "neto". 
 
Esse é o exemplo de relação sogra/nora. Compreenda que é assim que deve ser. Não uma disputa pra ver quem tem poder sobre o homem, mas as duas trabalhando juntas pelo bem do marido, para que ele seja feliz. Não por acaso, da descendência de Rute veio o Rei Davi, e depois o Mashiach de Israel. Pense nisso!
 
Para quem é casada, saiba que sempre é tempo de recomeçar uma boa relação com a sogra, em favor do seu próprio esposo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário